radio

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Murici será contemplado com cinco cozinhas emergenciais


Para minimizar o sofrimento dos desabrigados pelas enchentes de junho último, o governo de Alagoas contratou, de forma emergencial, 52 profissionais especializados que atuam até agora nos municípios. São nutricionistas que trabalham diariamente fiscalizando a produção e distribuição das quentinhas nos municípios. Cozinhas comunitárias ficam prontas até dezembro e alimentos são de responsabilidade da empresa vencedora de licitação.

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vem atuando junto a população desde o primeiro momento da tragédia, e de acordo com o nutricionista Diogo Teodosio, as carnes utilizadas pela empresa são compradas congeladas, o que assegura a impossibilidade da existência de pêlos e couros de animais na refeição.

A Seades ainda diz que as quentinhas são produzidas sob a responsabilidade de uma empresa, vencedora da licitação realizada pelo Estado e que distribui a mesma alimentação para todos os municípios que possuem moradias provisórias em Alagoas, totalizando diariamente 5.700 refeições.

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, reconhece a delicadeza da situação, mas explica a necessidade de distribuição das quentinhas. “As famílias querem cestas básicas e isso nem o Estado, nem a União vai poder oferecer, uma vez que o Corpo de Bombeiros explicou os riscos de incêndios possíveis com a utilização de fogões dentro das barracas”, explicou.

Devido a dificuldade de identificação de uma área adequada, houve um atraso na conclusão das obras das cozinhas emergenciais que deverão ser entregues às prefeituras neste mês dezembro. Estas cozinhas servirão diariamente as três refeições e estão sendo construídos ainda, módulos de cozinhas auxiliares que vão atender às demandas extras da comunidade, como por exemplo, a preparação de um chá ou mamadeira. O município de Murici será contemplado com cinco cozinhas emergenciais.

Enquanto esses equipamentos não ficam prontos, 2.110 quentinhas são distribuídas diariamente nas moradias provisórias de Murici. Neste período ficou combinado que os municípios se responsabilizariam pelo café da manhã e jantar enquanto o Estado forneceria o almoço. Este foi um dos compromissos firmados pelo Estado para garantir que nenhuma família passe fome.

É fundamental lembrar o apoio dado pelo governo federal, no primeiro momento, além dos recursos repassados pelo Ministério da Integração, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), também repassou recursos direto para os fundos municipais de todos os municípios, para atender a qualquer demanda da calamidade.

A Seades informa que Murici recebeu um montante de R$ 520 mil que ainda não foram utilizados na sua totalidade.

Alagoas em Tempo Real

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aniversariante do Dia: Luciana Ferreira


Luciana Ferreira
(28 de Dezembro de 2010)

Abra os olhos e sinta o prazer da vida,
pois hoje é um dia muito especial.

É o seu aniversário !

É um dia para refletir
sobre o ano que passou.
Foram muitos erros e acertos,
mas sempre a certeza
de viver intensamente cada dia,
aproveitando cada momento
para aprender e evoluir.

Pois, cada dia é mais um passo
na longa caminhada da vida.
E certamente você como ninguém
sabe a pessoa especial que é.

Desejo-lhe tudo de bom.

Que você possa ser feliz
e faça os outros felizes,
pois não há dádiva maior
que a vida e o amor.

Por isso,
nunca pare a busca pelo crescimento interior
e continue sempre a ser
a pessoa que você é.

Feliz Aniversário!!!

domingo, 28 de novembro de 2010

ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR GERAL E DIRETOR ADJUNTO

ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL
7ª COORDENADORIA DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LOUREIRO

ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR GERAL E DIRETOR (ES) ADJUNTO(S)



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LOUREIRO
ENDEREÇO: RUA FLORIANO PEIXOTO
MUNICÍPIO: MURICI FONE:_______________________ CE: 7ª



EDITAL DE CONVOCAÇÃO



O presidente da Comissão Eleitoral Escolar nos termos da Lei nº 6.628, de 21 de Outubro de 2005, do Decreto nº 2.916, de 24 de Novembro de 2005 e da Carta de Princípios da Educação – Princípio 03/1999, convoca a comunidade escolar, composta pelos segmentos pais, alunos, funcionários e professores, para, através de voto direto e secreto, proceder a escolha do Diretor Geral e Diretor (es) Adjunto(s) no dia 06 de Dezembro de 2010. Horário das 8 às 20H.



Murici/Alagoas, 16 de Novembro de 2010.





JOSE RENATO FIRMINO DA SILVA
Presidente da Comissão Eleitoral Escolar

sábado, 27 de novembro de 2010

CONFIRMADO: FESTIVAL DA NATUREZA 2010

A nova programação do Festival da Natureza de Murici 2010. Em sua sexta edição, o festival será realizado no período de 09 a 12 de dezembro veja abaixo a programação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 09/12 - Quinta:
SHOW GOSPEL

Dia 10/12 - Sexta:
Mano Walter, Forró dos Plays e Boca de Forno

Dia 11/12 - Sabado:
Sem Compromisso, Desejo de Menina e Cheia de Charme

Dia 12/12 - Domingo:
Chicabana, Cavaleiros do Forró, Bora Bora.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Eleição para diretor das escolas estaduais está com edital publicado

Foi publicado nesta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado, o edital que torna o público o processo de eleição dos diretores gerais e adjuntos das escolas da rede pública estadual de ensino. Todo o processo eleitoral será realizado sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e coordenado pela Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino (Suger).

Segundo a gerente de Gestão Compartilhada da Suger, Maria do Socorro Melo Soares, os candidatos poderão fazer as inscrições nos dias 19 e 22 de novembro, no horário das 8h às 14h, na escola em que o candidato estiver lotado. “A homologação das inscrições acontecerá no dia 23 de novembro e o período de campanha vai da homologação da candidatura até 24 horas antes da realização do pleito”, destaca.

Socorro afirma ainda que a eleição acontecerá nos dias 3, 6 e 7 de dezembro e que a publicação dos resultados está prevista para acontecer nos dias 13 e 14 de dezembro. No dia 3, a eleição será na 2ª, 6ª, 8ª, 9ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). No dia 6 será a vez da 3ª, 4ª, 5ª, 7ª e 10ª CREs. No dia 7, o pleito acontece nas 12ª, 13ª, 14ª, 15ª e 1ª CREs”, destaca.

sábado, 13 de novembro de 2010

Alagoano 1ª Divisão 2011 - Turnão

        O Campeonato Alagoano de Futebol já tem data marcada para o 1º jogo do Murici VS ASA, que está marcado para o dia 15/01/2011 às 16:00 horas no Estádio Coaracy da Mata na Cidade de Arapiraca

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Justiça do Ceará determina suspensão do Enem 2010

SOLANGE SPIGLIATTI - Agência Estado

      A juíza da 7º Vara Federal do Ceará, Carla de Almeida Miranda Maia, acatou o argumento do Ministério Público Federal do Estado (MPF-CE) e determinou a imediata suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 até posterior deliberação. A decisão tem efeito em todo o Brasil. Segundo o MPF-CE, a juíza acatou o argumento de que o erro na impressão do caderno de provas causou prejuízo para os candidatos.

      "A disponibilização do requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo, e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema. Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes", afirmou a decisão da juíza. Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, esta decisão vai levar segurança e estabilidade para aqueles que fizeram o exame.

      O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto, já havia cogitado a possibilidade de realizar um novo exame para as pessoas afetadas pelos erros na prova. Essa hipótese, porém, foi rechaçada pelo MPF-CE por ferir os princípios de igualdade dos concursos públicos.

Confusão

      A aplicação do Enem no fim de semana foi marcada por dois erros: um nos cartões de resposta e outro em parte dos cadernos de perguntas. Os problemas causaram confusões e reclamações de muitos estudantes, que afirmam não ter recebido orientações sobre as falhas nos locais de prova.

       A primeira confusão aconteceu porque, para evitar cola, o Enem tem quatro versões de prova: amarelo, azul, rosa e branco. As questões são as mesmas, o que varia é a ordem. Em milhares de casos, por um erro no encarte, folhas do caderno de prova amarelo estavam misturadas com folhas da prova branca. Com isso, estudantes se depararam com questões repetidas ou ausentes.

      O outro problema está relacionado com a folha para marcar as respostas. Embora o número das 90 questões no caderno de prova e no cartão coincidissem, havia discrepância no cabeçalho do gabarito. As 45 questões de ciências humanas estavam sob a tarja ciências da natureza e vice-versa, o que causou dúvidas.
Fonte: estadao.com.br

Nova Data para o Festival da Natureza

         Festival da Natureza foi adiado para o mês de Dezembro, durante o periodo de 09 a 12.  Em breve mais notícias sobre o Evento.

sábado, 6 de novembro de 2010

Schincariol fecha fabrica em Murici

           
          O grupo Schincariol anunciou na tarde desta quarta-feira (03), o fechamento de sua fabrica de sucos e refrigerantes em Alagoas em Murici, distante 54 km da capital alagoana.
            Pegos de surpresas com o fechamento da fabrica, mais de 100 funcionários perderam seus empregos, gerando preocupação e desespero e incertezas em alguns pais de família de Murici.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Censo 2010 vai reduzir repasse a pelo menos oito municípios alagoanos

Carlos Madeiro

O resultado preliminar do Censo 2010, divulgado nesta quarta-feira, deve causar uma redução significativa nos repasses federais e estaduais a pelo menos oito municípios alagoanos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), as cidades de Atalaia, Belém, Branquinha, Jaramataia, Mar Vermelho, Pindoba, Piranhas e Santana do Mundaú tiveram uma diferença igual ou superior a 10% entre a estimativa oficial de população e a contagem do Censo.

Os dados do IBGE são os que definem o percentual do repasse dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e representam parte do cálculo dos repasses estaduais de ICMS e IPVA. Ambos representam mais de 90% da receita dos municípios que apresentaram diferença nos números.

Já na linha inversa, os municípios de Campo Alegre e Poço das Trincheiras apresentaram o maior aumento de população - de 6,7% e 11,4%, respectivamente - em comparação à estimativa oficial.

A lista definitiva com os dados ainda não está fechada e só deve ser encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU) no próximo dia 27. Até lá, os municípios ainda podem contestar e pedir revisão dos dados, já que nem toda a população foi recenseada.

Atalaia tem a maior diferença
O caso mais significativo de diferença foi constatado em Atalaia, onde a estimativa da população (53.023) e a contagem do Censo (43.012) apresentou déficit de 18,8%. Caso se confirme, o município deve perder, quase na mesma proporção, os recursos referentes aos repasses constitucionais.

O coordenador operacional do Censo em Alagoas, Carlos Augusto Menezes, afirmou que o Censo ainda não foi concluída, mas já norteiam o “novo” mapa alagoano. “No Estado já foram recenseados 97,88% da população. Ainda estamos em coleta”, explicou.

Segundo ele, o caso de Atalaia está sendo reavaliado pelo IBGE devido ao tamanho da distorção apresentada entre a estimativa (feita com base em projeções com base no Censo 2000) o resultado do Censo. “Realmente tivemos uma distorção grande. Vamos tentar uma explicação para isso até o dia 27. Em conjunto com a prefeitura, nós estamos tentando entender o que houve, se há alguma área que deixou de ser recenseada. Nós batemos todo o município e desconhecemos qualquer local não atingido”, explicou.

O prefeito de Atalaia, Chico Vigário, afirmou que ficou surpreso com a redução da população e vai tentar encontrar uma explicação para o fato. “Nós estamos avaliando o que podermos fazer, mas, para mim, foi surpresa. Estamos trabalhando para ver o que pode ser feito, pois a olho nu não temos como saber. Mas estamos cientes e vamos saber se houve equívoco, ou vamos nos adaptar à nova situação”, disse.

Queda nas receitas
Com a redução no número populacional, os municípios terão de se adaptar com a nova realidade financeira. “Eles terão que refazer o orçamento 2011 com base nessa nova realidade, pois esses municípios dependem exclusivamente de recursos federais e repasses estaduais”, explica o economista Cícero Péricles.

Segundo ele, nenhum dos oito municípios atingidos tem arrecadação própria capaz de minimizar a perda que será causada pela redução dos repasses. “Esses municípios não têm arrecadação própria por três motivos: a pobreza é generalizada, a prefeitura é desaparelhada e a decisão de cobrar imposto é antipática à população para uma cidade pequena e pobre”, afirmou.


Eleições 2010 no 2º Turno

A pedido de muito leitores o Blog divulga os resultados das eleições 2010 no 2º turno.

Em Alagoas
GovernadorVotos%
Téotonio Vilela721,78952,74 %
Ronaldo Lessa638,76247,26 %

Em Murici
GovernadorVotos%
Téotonio Vilela6,78556,84 %
Ronaldo Lessa5,152
46,16 %