radio

quarta-feira, 30 de março de 2011

PF deflagra 'Operação Mascoth' em Alagoas contra desvio de recursos

Estão sendo executados 16 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão


Uma força-tarefa composta pela PF, Controladoria-Geral da União e Procuradoria da República deflagrou, na data de hoje, a denominada “OPERAÇÃO MASCHOTCH, nome que faz referência ao desvio de recursos federais destinados à aquisição de merenda escolar para apropriação e pagamento de compras pessoais (dentre as quais incluem-se a aquisição de uísque 12 anos, ração para cachorro e caixas de vinho).
Estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão nos seguintes municípios alagoanos: Maceió, Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Belo Monte, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Quebrangulo, Feira Grande e Traipu.
Dentre os mandados em cumprimento, há buscas sendo realizadas nas sedes das prefeituras municipais de Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Belo Monte e Estrela de Alagoas.
Este trabalho é um desdobramento da “OPERAÇÃO CAETÉS”, executada em outubro de 2010, que investigou esquema de desvio de recursos da alimentação escolar e envolve o trabalho de 28 equipes de policiais federais e auditores da CGU, contando com a participação de servidores dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe.
Com a obtenção de novas provas, consistentes em processos licitatórios, controles de estoque de alimentos, notas fiscais, notas promissórias, bem como confissões, delações e testemunhos, a PF fez nova representação pelas prisões e buscas, buscando assim, demonstrar cabalmente todo um “esquema” de malversação de verbas públicas estruturado para apropriação de recursos destinados pelo Governo Federal ao custeio de merenda escolar e que se revelou maior do que inicialmente projetado.
As equipes procedem nas buscas e prisões, sendo que todos os presos serão interrogados nos próximos dias na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Maceió.
As funções ocupadas pelas pessoas com mandado de prisão expedido são:
  • BELO MONTE – 1ª Dama e ex-Secretário Municipal de Finanças;
  • CRAÍBAS – Secretária de Educação;
  • ESTRELA DE ALAGOAS – Ex-prefeita e Secretária de Educação;
  • LAGOA DA CANOA – Secretária de Educação, 1ª Dama / Secretária de Ass. Social e ex-Secretária de Finanças;
  • LIMOEIRO DE ANADIA – 1ª Dama e Secretário de Administração;
  • TRAIPU – Vice-prefeita, 1ª Dama / Secretária de Assistência Social, Secretário de Indústria e Comércio e ex-Secretário de Administração
Alguns deles já foram presos e estão sendo levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Maceió para exame de corpo de delito. Uma entrevista coletiva está agendada para as 10h30, na sede da Polícia Federal, em Jaraguá.
Fonte: maceioagora.com.br

Nenhum comentário: