radio

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Projeto Saúde Mil

Por Edvaldo Manoel
Fotos: (Edvaldo Manoel)

Na manhã de ontem (25) aconteceu o 1º WorkShop Saúde Mil realizado com os alunos do Ifal/Campus Murici no auditório da prefeitura de Murici, que teve o objetivo de promover a melhora da saúde da mulher.
Organizado pela Profª Danielle Tavares junto com os alunos da Academicas de Enfermagem da Faculdade Raimundo Marinho, os seguintes alunos: Claudenese, Gilvania, Mellena, Larissa, Lúcia, Ana Paula e Edvaldo Manoel.
Tema do Projeto:
* DST/AIDS;
* Câncer de Mama;
* Cuidado com a Hipertensão Arterial;
* Foram visto sinais vitais e foram  sorteiado brindes.

VEJA AS FOTOS NO LINK ABAIXO

https://plus.google.com/photos/110030262808101610074/albums/5849239092649799393?authkey=CNe4zJCo2qflHA

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Receita libera programa para fazer declaração do IR 2013

Programa pode ser 'baixado' pelos contribuintes na página do Fisco. Entrega, porém, poderá ser feita somente a partir das 8h de 1º de março.

A Secretaria da Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (25), o programa do Imposto de Renda 2013, necessário para realizar a declaração pelos contribuintes. O programa está disponível para "download" na página do fisco. O envio da declaração, no entanto, pode ser feito apenas a partir de 1º de março, às 8h.

Neste ano, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda vai até o dia 30 de abril. Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. 
A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). Veja outros motivos que obrigam o contribuinte a entregar a declaração do IR.
Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, houve poucas modificações no programa do Imposto de Renda deste ano. "Aumentaram um pouco as facilidades. O contribuintes que guardou seu arquivo do ano anterior, vai fazer a importação do programa e receber uma pergunta se quer importar pagamentos efetuados. Aí já aparece, por exemplo, o nome da escola que ele usou no ano anterior e tem só que colocar os valores pagos", explicou.
O supervisor nacional do IR do Fisco confirmou também que a ficha relativa aos rendimentos está mais "detalhada" neste ano, já que passou a incluir itens como a restituição de imposto sobre a renda de anos anteriores, ganhos líquidos em operações com ouro e em operações de ações negociadas em bolsa, entre outros.
Fonte: G1

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Igreja Assembleia de Deus muda seu comando em Murici


Após oito anos à frente do comando da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Murici, o pastor José Alves de Farias se despede de sua comunidade. A despedida aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 21, no prédio-sede na Avenida Jacinto Barbosa. Já nesta sexta-feira, dia 22, será a transmissão de cargo para o novo pastor da cidade, João Bosco, que vem da cidade de Novo Lino, e contará com a presença do presidente da convenção em Alagoas, pastor José Antônio dos Santos
Aproveitamos esse espaço para manifestar a nossa gratidão e respeito pela pessoa séria, reta e humilde que é José Alves de Farias. Ao longo dos últimos anos tivemos a presença não apenas de um pastor, mas de um amigo, um pai, um irmão que respeita e ama seu próximo, e que traz consigo a unção para levar a mensagem do evangelho a todas as criaturas.
Ao pastor José Alves, o nosso MUITO OBRIGADO!
Fonte: Blog do Lininho

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Inscrições nos cursos gratuitos do Pronatec começam em 1º de abril em Maceió

As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estarão abertas de 1º a 12 de abril e o início das aulas está programado para o dia 22 de abril.
Ao todo, são ofertadas 10.395 vagas em cursos gratuitos de diversas áreas, direcionados a alunos da rede pública estadual regularmente matriculados no Ensino Médio e que desejam realizar um curso profissionalizante.
Serão implantadas duas grandes centrais de inscrições em Maceió e Arapiraca, conforme explica a secretária adjunta de Educação e gestora do programa em Alagoas, Josicleide Moura. “Teremos uma central de inscrições instalada no Cepa e outra também em Arapiraca, já que nesse municípios serão ofertadas 2.500 vagas. Os estudantes que não residirem nestes dois municípios poderão fazer as inscrições diretamente nas suas escolas”, adianta Josicleide.
Transporte e alimentação
Este ano, além de demandante, a educação estadual também vai ofertar 2.924 vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada. As 7.471 vagas restantes estão distribuídas entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/Ufal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Os cursos técnicos têm duração de dois anos (carga horária de 800 horas), enquanto os de Formação Inicial e Continuada (FIC) contam com carga de 200 horas.
José Barboza Neto, diretor de Educação Profissional da Educação Estadual, explica que, durante a capacitação, o Pronatec vai custear a alimentação e o transporte dos alunos. “Serão disponibilizadas bolsa formação trabalhador para aqueles que estudam e trabalham e, bolsa formação estudante àqueles que estão no segundo ano do Ensino Médio e vão fazer o curso técnico de dois anos. Vamos garantir também seguro aos alunos”, explicou Barboza.
Ainda de acordo com o diretor, cada instituição ofertante conta com um setor específico com trabalho focado na inserção do estudante no mercado de trabalho.
Cursos em diversas áreas
A variedade de áreas dos cursos do Pronatec pode ser observada na oferta de cursos de artes, conforme explica Marilda Melo, coordenadora geral do Pronatec na ETA/Ufal. A instituição oferece 1.425 vagas em Formação Inicial e Continuada de artes musicais e cênicas, entre eles regente de coral, músico de banda , auxiliar de cenotecnia e assistente de coreógrafo.
“Já é o terceiro ano que a Escola Técnica de Artes é ofertante no Pronatec. Ao longo das capacitações é fácil perceber a mudança de postura dos estudantes. Eles saem com a autoestima elevada. Muitos deles se descobrem, acabam voltando para cursar o técnico, outros já vão atrás de graduação”, observa Marilda.
Por meio do Senai, o Pronatec também vai ofertar qualificações profissionais voltadas para o campo industrial. Os estudantes, entre outros cursos, poderão optar por técnico em logística, informática e segurança do trabalho, bem como poderão se inscrever nas Formações Iniciais e Continuadas para operador de computador, caldeireiro, soldador ou mecânico de motores a diesel.
Ofertas da Educação Estadual
As ofertas da SEE contemplam os municípios de Arapiraca (Escola Estadual Pedro de França Reis), Maceió (Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Hollanda e Escola Estadual Benedita de Castro), Coruripe (Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão), Teotonio Vilela (Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela) e Santana do Ipanema (Escola Estadual Mileno Ferreira).
As capacitações estão divididas em sete eixos tecnológicos: eixo de infraestrutura, que inclui cursos como eletricista e aplicador de revestimento cerâmico; eixo de Turismo, que inclui cursos como barman, garçom, camareira e técnico em hospedagem; o eixo Gestão e Negócio, que inclui cursos de técnico em administração; eixo Ambiente e Saúde, que inclui curso de recepcionista em serviços de saúde e cabeleireiro; eixo de controle e processos industriais, que inclui instalador de acessórios automotivos, soldador, técnicos em análises químicas; eixo de desenvolvimento educacional e social, que atende a uma demanda do Pronatec Copa, ofertando cursos de espanhol básico e intermediário, inglês básico e intermediário, e, por fim, eixo de Informação e Comunicação, que oferece cursos de operador de computador, montador e reparador de computador e desenhista de produtos gráficos.
Nos próximos dias serão definidos os locais de matrículas na capital e no interior.
Fonte: Tudonahora

Baixe o Show da Banda Flash Banck no carnaval

  
Nome do Álbum: Banda Flash Back
       Tamanho: 29,3 MB
            Lançamento: 2013


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Alagoas tem apenas um médico para cada mil habitantes

O estudo Demografia Médica no Brasil, divulgado nesta semana, revela que Alagoas tem 1,24 médico para cada mil habitantes – número que deixa o estado abaixo da média do país e entre os nove que registram a menor quantidade de profissionais em relação à população, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Com uma população superior a 3 milhões de habitantes, Alagoas conta com 3.921 médicos registrados no CFM. No Brasil, a média é de dois médicos para mil pessoas. Desse total, 94% se concentram na capital e 72,6% deles atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (Cremal), Fernando Pedrosa, a má distribuição de médicos no estado se arrasta há anos e depende de vontade política para ser resolvida. “A partir do momento em que o governo do Estado e os prefeitos municipais fizerem concurso e implantarem o plano de cargos e carreira na área médica, com salário justo, acaba a má distribuição dos profissionais. Infelizmente, o próprio governo do Estado mantém contratos de boca, um mecanismo totalmente irregular, sem falar que o salário é vergonhoso, não atrai”, desabafou.
O presidente também destaca que o número de médicos que se formam em Alagoas cresce a cada ano, mas os profissionais preferem trabalhar em outros locais do país.
Capital alagoana tem quase quatro médicos por mil pessoas
Apesar de Alagoas figurar entre os estados que possuem a menor quantidade de médicos, a capital alagoana aparece em uma melhor posição no ranking, na 14ª colocação. São 3,91 profissionais para mil moradores.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), são 3.690 médicos em Maceió para uma população de 943.109 habitantes.
O índice revela que há concentração de médicos em Maceió, enquanto que o interior conta com 231 profissionais espalhados pelos 102 municípios alagoanos.   
Pesquisa revela desigualdade na distribuição de médicos no país
Os piores resultados da pesquisa do CFM foram verificados nas regiões Norte e Nordeste, com uma média de 1,01 e de 1,23 médico por mil pessoas, respectivamente. O Sudeste tem a maior média (2,61), com duas vezes mais médicos que o Nordeste. Acima da média brasileira também estão as regiões Sul (2,09) e Centro-Oeste (2,05).
O Maranhão é o estado que tem a menor quantidade de médicos por habitante: 0,71 profissional para cada mil moradores. Com os menores índices, aparecem também os estados do Pará (0,84), Amapá (0,95), Piauí (1,05), Acre (1,08), Amazonas (1,12), Ceará (1,16) e Rondônia (1,19).
A unidade da Federação que possui a melhor relação médicos/população é o Distrito Federal (4,09 para cada mil habitantes), seguido do Rio de Janeiro (3,62), São Paulo (2,64) e Rio Grande do Sul (2,37).
Apenas 55% dos médicos do Brasil são vinculados ao SUS
Os dados analisados no segundo volume do estudo Demografia Médica no Brasil sugerem a existência de um número insuficiente de profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). As informações fornecidas pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) identificaram 215.640 médicos que atuam em serviços públicos municipais, estaduais e federais. O número representa 55,5% do total de 388.015 médicos ativos registrados nos Conselhos Regionais de Medicina.
Embora cerca de 48,66 milhões de brasileiros tenham acesso a planos de assistência médico-hospitalar, os chamados planos de saúde (ANS, 2012), o SUS atende constitucionalmente a toda a população, inclusive nas ações de promoção, vigilância, assistência farmacêutica, urgência, emergência e alta complexidade.
Fonte: TudonaHora

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bloco da Latinha abre o Carnaval 2013 em Murici

O Bloco da Latinha abre o carvanal 2013 em Murici, com bastante frevo & Folia ao som da Banda Flash Back.

Carnaval em Murici/AL 2013 - Bloco da Latinha

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CARNAVAL DE MURICI - 2013

O prefeito Remi Calheiros divulgou a programação oficial do carnaval 2013 em Murici, conforme segue:

SÁBADO

20:00hs
DESFILE DO REI MÔMO E RAINHA
E BLOCO BERVELLY HILLS /BANDA SEDUÇÃO
22:00hs
NO PÁTIO DA PREFEITURA: BANDA JUNHINHO SAMBALADA

DOMINGO

14:00hs BLOCO DAS KENGAS

BANDA SWING PANKADÃO
BANDA FLASH BACK

16:00hs
MATINÊ NO PÁTIO DA PREFEITURA: BANDA FLASH BACK
22:00hs  
NOITE PÁTIO DA PREFEITURA:
BANDA SWING PANKANDÃO E BANDA SWINGA SAMBA

SEGUNDA

10:00hs BLOCO CAIXÃO

BANDA DANADOS DO FORRÓ ELETRICO
BANDA SOM DE TRIO

16:00hs
MATINÊ PÁTIO DA PREFEITURA: BANDA SOM DE TRIO
22:00hs
           PÁTIO DA PREFEITURA: BANDA NUCA MEL E BANDA COCO LOUCO

TERÇA

10:00hs TUDO AZUL

BANDA SAIA RODADA
BANDA SWING PANKADÃO”

22:00hs 
                 PATIO DA PREFEITURA: BANDA FLASH BACK E BANDA MOLEKES DO SAMBA


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Banda SAIA RODADA ELÉTRICA puxará o Bloco tudo Azul


banda Saia rodada será a principal atração do “Tudo Azul”, o maior bloco do interior alagoano, que desfilará pelas ruas muricienses no próximo dia 12, terça-feira de carnaval, ao som de dois trios elétricos. A informação foi confirmada pela assessoria do prefeito Remi Calheiros, que mais uma vez realizará um dos maiores e melhores carnavais da zona da mata alagoana.

Fonte: Blog do Lininho