radio

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Alagoas tem apenas um médico para cada mil habitantes

O estudo Demografia Médica no Brasil, divulgado nesta semana, revela que Alagoas tem 1,24 médico para cada mil habitantes – número que deixa o estado abaixo da média do país e entre os nove que registram a menor quantidade de profissionais em relação à população, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Com uma população superior a 3 milhões de habitantes, Alagoas conta com 3.921 médicos registrados no CFM. No Brasil, a média é de dois médicos para mil pessoas. Desse total, 94% se concentram na capital e 72,6% deles atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (Cremal), Fernando Pedrosa, a má distribuição de médicos no estado se arrasta há anos e depende de vontade política para ser resolvida. “A partir do momento em que o governo do Estado e os prefeitos municipais fizerem concurso e implantarem o plano de cargos e carreira na área médica, com salário justo, acaba a má distribuição dos profissionais. Infelizmente, o próprio governo do Estado mantém contratos de boca, um mecanismo totalmente irregular, sem falar que o salário é vergonhoso, não atrai”, desabafou.
O presidente também destaca que o número de médicos que se formam em Alagoas cresce a cada ano, mas os profissionais preferem trabalhar em outros locais do país.
Capital alagoana tem quase quatro médicos por mil pessoas
Apesar de Alagoas figurar entre os estados que possuem a menor quantidade de médicos, a capital alagoana aparece em uma melhor posição no ranking, na 14ª colocação. São 3,91 profissionais para mil moradores.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), são 3.690 médicos em Maceió para uma população de 943.109 habitantes.
O índice revela que há concentração de médicos em Maceió, enquanto que o interior conta com 231 profissionais espalhados pelos 102 municípios alagoanos.   
Pesquisa revela desigualdade na distribuição de médicos no país
Os piores resultados da pesquisa do CFM foram verificados nas regiões Norte e Nordeste, com uma média de 1,01 e de 1,23 médico por mil pessoas, respectivamente. O Sudeste tem a maior média (2,61), com duas vezes mais médicos que o Nordeste. Acima da média brasileira também estão as regiões Sul (2,09) e Centro-Oeste (2,05).
O Maranhão é o estado que tem a menor quantidade de médicos por habitante: 0,71 profissional para cada mil moradores. Com os menores índices, aparecem também os estados do Pará (0,84), Amapá (0,95), Piauí (1,05), Acre (1,08), Amazonas (1,12), Ceará (1,16) e Rondônia (1,19).
A unidade da Federação que possui a melhor relação médicos/população é o Distrito Federal (4,09 para cada mil habitantes), seguido do Rio de Janeiro (3,62), São Paulo (2,64) e Rio Grande do Sul (2,37).
Apenas 55% dos médicos do Brasil são vinculados ao SUS
Os dados analisados no segundo volume do estudo Demografia Médica no Brasil sugerem a existência de um número insuficiente de profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). As informações fornecidas pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) identificaram 215.640 médicos que atuam em serviços públicos municipais, estaduais e federais. O número representa 55,5% do total de 388.015 médicos ativos registrados nos Conselhos Regionais de Medicina.
Embora cerca de 48,66 milhões de brasileiros tenham acesso a planos de assistência médico-hospitalar, os chamados planos de saúde (ANS, 2012), o SUS atende constitucionalmente a toda a população, inclusive nas ações de promoção, vigilância, assistência farmacêutica, urgência, emergência e alta complexidade.
Fonte: TudonaHora

Nenhum comentário: