radio

terça-feira, 5 de março de 2013

Defesa Social avisa que vai retirar 'cinquentinhas' irregulares das ruas

A partir de junho, os órgãos de segurança vão intensificar as operações policiais para retirar das ruas os motociclos de 50 cilindradas – as populares “cinquentinhas” – que não estiverem de acordo com a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Secretaria de Defesa Social (Seds) espera que a fiscalização iniba os casos de roubos de motos no estado.
O secretário Dário Cesar afirmou que os casos de roubos de rua e de veículos – principalmente de motos cinquentinhas – vêm aumentando em Maceió e Arapiraca. Na capital, por exemplo, do total de roubos a veículos, 36% são de motos; em Arapiraca, o número chega a 84%.
Com a nova regulamentação do Contran, a fiscalização será intensificada para exigir dos condutores documentação e habilitação, além do uso de capacete. Uma resolução do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-AL) determina que a fiscalização, autuação e aplicação de multas sejam feitas realizadas pelas prefeituras alagoanas.
Antes da resolução do Contran, que ainda não entrou em vigor em Alagoas, não era preciso ter habilitação para conduzir as conquentinhas, que também não eram emplacadas.
As medidas de fiscalização foram definidas nesta terça-feira (5) durante reunião do secretário da Defesa Social, Dário Cesar, com dirigentes das polícias Civil e Militar, do Detran e da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) de Arapiraca, além de consultores da empresa Falconi.
Atualmente, a PM já vem apreendendo as cinquentinhas cujos condutores não apresentam a nota fiscal original em nome próprio ou as que estiverem sendo dirigidas por menores de idade.
“Acreditamos que, com a vigência da regulamentação de trânsito para as cinquentinhas, haverá uma redução dos casos de roubo de motos no estado”, disse o secretário.
Força-tarefa vai agilizar leilões de veículos apreendidos
O aumento do número de apreensões dessas motos na capital e no interior tem provocado acúmulo nos depósitos dos batalhões da PM e das Ciretrans. Para isso, a Defesa Social vai criar uma força-tarefa para agilizar o processo de leilão dos veículos e motos que se encontram guardados nos depósitos.
A Defesa Social e o Detran também vão estudar a contratação do serviço de terceirização de depósitos para a guarda dessas motos, já que a partir de junho deverá haver um incremento do número de apreensões.
Fonte: TudonaHora

Nenhum comentário: