O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai) vai capacitar este ano mais de 200 pessoas para trabalhar como costureiras e cortadeira. 0 trabalho faz parte de um convênio assinado ano passado, com o presidente do Sindicato dos Vestuários de Alagoas, empresário Francisco Acioly,para a formação de trabalhadores para o complexo do Centro de Moda de Murici, que deve ser entregue seis galpões até março para instalação de seis fábricas.
A seleção e o encaminhamento das pessoas que passarão pelo treinamento cabe à analise dos seis empresários que irão escolher os trabalhadores que devido um acordo com a prefeitura de Murici terá de ter 70% de funcionários oriundo da cidade.
Francisco Acioly conta que o curso dá continuidade a um trabalho iniciado ainda em 2008, um convênio com as empresas que irão se instalar em Murici e a prefeitura da cidade,contando ainda com o apoio do presidente da Federação das Industrias de Alagoas,empresário José Carlos Lira de Andrade. Inicialmente, o Centro de Moda vai absorver cerca de 90 costureiras e é ideia do prefeito Renan Filho ampliar o projeto construindo mais dez galpões.
Para o presidente do Sindicato dos Vestuários é provavel que até março as industrias de confecções já estarão funcionando produzindo seus produtos e evitando assim que os sacoleiros de todas as cidades de Alagoas desloquem até a cidade de Caruaru. Essas empresas a exemplo de Idéia do Sol, Menta-Limão, Calient e Lavick já estão produzindo suas peças e participando com sucesso de feira de amostra, inclusive no mês de março foi convidada para expor suas produções na cidade de João Pessoa numa grande feira de Moda.
O prefeito Renan Filho está se empenhando para até o final de março deixar pronto os galpões que foram doados pela prefeitura e ainda deu incentivo para as industrias se instalarem em Murici, tornando-se assim pioneiro no primeiro Centro de Moda de Confecções em Alagoas, a exemplo que acontece com sucesso em Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru,ambos em Pernambuco, Feira de Santana na Bahia e em Fortaleza,o maior centro de moda do Nordeste.
Fonte: Blog do Lininho
Nenhum comentário:
Postar um comentário