radio

quarta-feira, 3 de março de 2010

Ferramenta do Google integra mapas e vídeos de destinos turísticos do Brasil

Fotos: Reprodução

Parceria da empresa com a Embratur foi lançada nesta quarta-feira.
Canal do YouTube já tem 88 vídeos de destinos brasileiros.

Uma nova ferramenta do Google une mapas e vídeos para promover destinos turísticos brasileiros no país e no mundo. Resultado de uma parceria da empresa com a Embratur, o canal Visit Brasil foi lançado nesta quarta-feira (3).

No site, os internautas já podem encontrar 88 vídeos sobre diversos pontos do Brasil, que mostram aspectos turísticos, gastronômicos e culturais da cidades, além de depoimentos de turistas que já estiveram nos locais. Todos os vídeos têm opção de legenda em 68 idiomas.

No canal, com informações prioritariamente em inglês, há três divisões para os os vídeos: destinos, testemunhos e promocional. Os destinos são divididos em praias, cultura, ecoturismo, esportes e negócios e eventos. Os testemunhos foram gravados com personalidades brasileiras e estrangeiras em diferentes cidades do mundo.

De acordo com o diretor-geral do Google Brasil, Alex Dias, esse é o primeiro mashup de Google Maps e YouTube do mundo. Enquanto assiste a um vídeo, o usuário pode localizar no mapa os locais citados. Se em um depoimento, por exemplo, a pessoa comenta que visitou São Paulo e Manaus, um estrangeiro que nunca esteve no Brasil pode ter noção da distância entre as cidades.


Mais de 80 vídeos já estão disponíveis, em 68 idiomas. (Foto: Reprodução)

Mas se o mapa aparece dentro do canal do YouTube, o caminho inverso não ocorre. Nas buscas no Google Maps, aparecem roteiros turísticos cadastrados, mas não os vídeos do novo canal.

A ferramenta levou cerca de seis meses para ser produzida e desenvolvida pelo Google. O canal será permanentemente atualizado pela Embratur e, ainda no primeiro semestre e 2010, será permitido adicionar vídeos e depoimentos enviados por internautas.

A Embratur investe 30% de sua verba em publicidade em estratégias on-line. O órgão está presente em redes como Facebook, Twitter, Hi5 e Flickr. Jeanine Pires, presidente da Embratur, destacou a importância da internet na divulgação do turismo nacional.

"A internet é um dos principais meios de informação sobre turismo. O turista que procura essas informações na web quer saber como foi a experiência de outras pessoas. O canal permite a divulgação dessas experiências", disse Jeanine.

Um estudo feito pelo órgão com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas apontou que 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram para o Brasil em 2008 utilizaram a internet como principal fonte de informação para a viagem.

Fonte: G1

Nenhum comentário: