radio

quinta-feira, 2 de maio de 2013

AMANE realiza segunda etapa do curso para capacitação de lideranças para conservação da Mata Atlântica do Nordeste

Será realizado entre os dias 13 e 17 de maio, no município de Murici-AL, o segundo módulo do Curso Capacitando Lideranças para a Conservação da Mata Atlântica do Nordeste. A iniciativa visa preparar as organizações e as lideranças locais com técnicas para a construção e a submissão de projetos à instituições privadas e a órgãos do Governo, criando assim oportunidades para obtenção de recursos para a implementação do Corredor da Mata Atlântica do Nordeste.
A abertura do curso será realizada com uma oficina do Modelo Colaborativo ministrada pelo Coordenador de mobilização da Fundação S.O.S Mata Atlântica, Beloyanes Monteiro. Nela serão tratados temas ligados à visão e à missão das organizações e dos grupos; à confiança e à credibilidade das suas ações; ao processo de empoderamento comunitário; à solução de conflitos; à colaboração de parceiros; ao planejamento, organização das ações e avaliação participativa. Tudo isto, trabalhado dentro de uma abordagem de Desenvolvimento Comunitário, baseado em Talentos e Recursos Locais. A técnica é conhecida internacionalmente como ABCD (Asset Based Community Development).
Além da Oficina, outros conteúdos serão apresentados durante a realização do curso como: Planejamento Estratégico, ministrado por Bruno Paes; Elaboração de projetos técnicos, com Bruno Pinho; Gestão de projetos, com Daniel Nakabayashi e estratégias de comunicação e educação em projetos socioambientais com a participação de Renata Pires, Glycério Malzac e Barbara Miranda.
O módulo é aberto e se destinam a todos os que estejam engajados na conservação e no uso sustentável da Mata Atlântica no Complexo Florestal de Murici. Ao fim do mesmo, será realizado um Seminário integrado onde serão discutidas as necessidades locais e estratégias para propor e executar projetos socioambientais.
O Curso será realizado pela Associação de Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE), com o apoio da Forest Conservation Act (TFCA), através do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e do Ministério do Meio Ambiente. Conta ainda com a parceria do
A entrada é gratuita. As informações ao público podem ser obtidas com Denise Bacelar, através do email Denise@amane.org.br ou do telefone 3223-6076.
Mais informações para imprensa:
Glycério Malzac – 9257.6076
Bárbara Miranda – 9996.0757
Assecom AMANE- comunicacao@amane.org – 3223.0317

Nenhum comentário: