radio

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Nenhuma boate ou casa de shows em Alagoas tem autorização do Corpo de Bombeiros

Nenhuma casa de show ou boate do estado de Alagoas possui o Certificado de Aprovação do Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico. A informação é do Corpo de Bombeiros, órgão responsável pela emissão do documento que é requisito fundamental para que os estabelecimentos sejam autorizados a funcionar.
De acordo com a capitã Viviane Susuki, alguns estabelecimentos entregaram os Projetos de Segurança contra Incêndio e Pânico, mas todos foram reprovados pelo Corpo de Bombeiros. Outros estão com o Certificado de Aprovação vencido – o documento tem validade de um ano, e os demais sequer entregaram os projetos para aprovação do órgão.
O documento, que é emitido após análise do projeto e vistoria do local, é um dos requisitos para que a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) libere o alvará de funcionamento da boate ou casa de show. O certificado confirma que a edificação contempla todos os requisitos de segurança contra incêndio e pânico.
“Se alguma casa de show ou boate está com o alvará de funcionamento em dia, há algo errado por parte da prefeitura. O alvará de funcionamento só pode ser liberado com o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, e hoje nenhum estabelecimento do estado tem esse certificado”, informou Susuki.
A cada ano, os estabelecimentos passam por uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros, que verifica se houve reformas ou alterações no que foi previsto pelo Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico. Os bombeiros também observam se algum item de segurança não está recebendo a manutenção adequada. Só após a vistoria o Certificado de Aprovação é renovado por mais um ano.
Segundo o órgão, a fiscalização será intensificada em 35 municípios do estado.
Na manhã desta segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros e a SMCCU se reuniram com o Ministério Público Estadual (MPE), que convocou o encontro para alertar os órgãos quanto à prevenção de acidentes como o ocorrido na madrugada deste domingo (27), em uma boate da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio matou mais de 230 pessoas.
“Se o estabelecimento não cumprir as leis, a lei deve ser aplicada. Não tem condição de estar aberto? Feche. Não podemos contemporizar”, afirmou o procurador-geral em exercício, Antiógenes Lira. “Eu não quero estar aqui amanhã para enterrar um corpo”, disse.
SMCCU fará levantamento de casas de shows que funcionam sem alvará
No cargo há duas semanas, o superintendente municipal de Controle e Convívio Urbano, Neander Teles Araújo, não soube especificar quantas casas de shows possuem alvará de funcionamento. O superintendente se comprometeu em fazer o levantamento e informar os dados ao MPE e ao Corpo de Bombeiros.
“Reunirei nossa equipe ainda hoje e vamos adotar as medidas cabíveis. Não posso afirmar que vamos interditar todos os estabelecimento de imediato, mas começaremos a agir já. Se os prazos concedidos anteriormente estiverem vencidos, aí sim, temos respaldo legal para providenciar o fechamento”, declarou.
A SMCCU informou que iniciará nesta terça-feira (29) uma fiscalização em boates e casas de shows em Maceió para verificar se os estabelecimentos possuem autorização para funcionar. De acordo com o cronograma do órgão, todos os estabelecimentos desse tipo devem ser visitados.
Fonte: Tudo na Hora

Nenhum comentário: