radio

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Redução de crimes em AL é assunto da coluna da Dilma

por Agência Alagoas

A presidenta Dilma Rousseff falou, em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta, sobre os resultados positivos obtidos com a implantação do Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas. A coluna foi publicada no Jornal Gazeta de Alagoas desta terça-feira (15).
“Alagoas iniciou o programa em julho e reduziu os crimes em 15% em relação ao segundo semestre de 2011”, afirmou Dilma Rousseff. De acordo com ela, o Brasil Mais Seguro foi criado para atuar com os estados em ações e estratégias de redução de crimes violentos e para enfrentar o crime organizado e, em 2013, será ampliado para outras unidades federativas.
Segundo a presidenta, essa aliança institucional de forças garantiu que Alagoas atingisse um lugar de destaque no País no setor de segurança pública a partir dos resultados do programa Federal. De acordo com dados do Ministério da Justiça, nos meses de junho a novembro, a redução do índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI) chegou a 30% no Estado, em relação ao mesmo período do ano passado.
Em Maceió, a redução da criminalidade foi ainda maior: 54%. Pela primeira vez em 12 anos, Alagoas conseguiu uma redução na curva ascendente de homicídios, sendo o Estado que mais reduziu o número de homicídios em 2012 com relação ao ano anterior.
A presidente Dilma, que respondeu a uma pergunta feita pelo dentista Gerson Andrade Pereira, de Bom Repouso, em Minas Gerais, sobre investimentos em Segurança Pública no País, também falou da atuação da inteligência policial no Estado, que, segundo ela, conseguiu identificar os autores dos crimes em mais de 80% dos inquéritos policiais. Pelos números do Ministério da Justiça, o balanço dos cinco primeiros meses do Brasil Mais Seguro aponta que, de junho a novembro, 89% dos inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil alagoana foram remetidos à Justiça com autoria identificada.
Atualmente, em Arapiraca e Maceió, a Polícia Judiciária vai ao local do crime, onde já inicia a investigação para chegar à autoria e prender os criminosos, sendo auxiliados pelo trabalho da Perícia Criminal, fundamental para incluir as provas técnicas nos inquéritos.
Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Defesa Social, a polícia alagoana vem atuando em parceria com a Polícia Judiciária da Força Nacional. Atualmente, a Delegacia de Homicídios da Capital conta com 12 delegados, quatro da Polícia Civil de Alagoas e mais oito da Força Nacional Judiciária, deslocados para a unidade policial, além de mais de 60 policiais – escrivães e agentes em plantão permanente.
O governador Teotonio Vilela Filho ressaltou que a presidenta reconhece o esforço feito pelo Governo do Estado para realizar investimentos que auxiliem o combate à criminalidade. “Só na área da segurança pública vamos investir US$ 60 milhões. Multiplicamos por dez o número de viaturas das polícias desde o início do Governo. Eram 40, hoje são 400. Numa parceria com o Governo Federal, foi estabelecido que para cada R$ 1 gasto pelo Governo Federal, o mesmo valor seria investido com recursos do Tesouro Estadual. É o que tem sido feito e são investimentos que Alagoas nunca teve”, explicou.
Ele afirmou ainda que a redução do índice de crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e resistência com morte) também vem sendo foco de elogios por parte do Ministério da Justiça. “Nosso trabalho é permanente e novas ações já começam a ser postas em prática, como a inauguração da primeira etapa do sistema de videomonitoramento; o início das obras do novo presídio, com a chegada dos módulos de segurança do Agreste, e mais o IML e o Instituto de Criminalística, que já tem verba assegurada para sua construção”, garantiu.
Os resultados também aparecem no sistema prisional, que registrou, este ano, um aumento na taxa média de entrada de presos na ordem de 28% em relação a 2011. “Isso mostra que a intensificação das ações policiais vem resultando na prisão de mais pessoas envolvidas nos mais variados tipos de crime”, disse o governador.
E, para fortalecer o programa Brasil Mais Seguro, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, anunciou recentemente que o Governo Federal já garantiu a instalação do sistema digital de comunicação via rádio para todas as viaturas, inclusive com conexão com o novo helicóptero da Polícia Militar, já foi incorporado à frota.

Nenhum comentário: